7 de fevereiro de 2004

Os meus melhores discos de Fusão e World Music

Depois do jazz, e com afinidades óbvias, gostaria de elencar aqui alguns dos meus discos preferidos de fusão e também de World Music.

O primeiro tem mesmo de ser este fabuloso «Making Music», de Zakir Hussain (percussão), Jan Garbarek (saxofone), Hariprasad Chaurasia (flauta) e John McLaughlin (guitarra). É simplesmente genial e de uma profundidade musical e espiritual praticamente imbatíveis, com nítidas influências da música indiana.

B0000260YC.01.LZZZZZZZ.jpg

Por falar em Jan Garbarek, não pode faltar aqui um disco excepcional em que o saxofonista toca temas do Paquistão. Enquanto os povos se guerreiam neste e noutros países próximos, Jan Garbarek encontrou-se com músicos locais para gravar este «Ragas e Sagas».

B0000031WG.01.LZZZZZZZ.jpg

Ainda na world music, a cantora Mercedes Sosa, natural da Argentina, me encanta mucho e graças a ela o meu universo musical e estético enriqueceu-se. Descobri-a num programa de José Duarte, o «Outras Músicas», e nunca mais a larguei. O meu disco preferido é este e as canções que mais me tocam são 'Todo Cambia', 'La Maza' (que voz!!) e 'Gracias a la Vida'.

B000001FMF.01.LZZZZZZZ.jpg

Também da América do Sul chega Maria Bethania, a minha porta de entrada para a elevação espiritual e literária. Este disco «Imitação da Vida» tem-me acompanhado nos momentos mais importantes e contém verdadeiras lições de vida. Os poemas são de Pessoa, a voz é de Bethania e o prazer é todo de quem ouve! Só de pensar em alguns dos temas percorre-me um intenso arrepio...

B00000G7D9.01.LZZZZZZZ.jpg

E, claro, o incontornável Caetano Veloso. Este disco é imperdível e só a interpretação de Caetano em 'Oceano' compensa. Que pena não se cantar assim deste lado do Atlântico...

B0000085A7.01._PE_SCMZZZZZZZ_.jpg

E do Ministro da Cultura, autêntico embaixador da MPB, escolho este «Unpluged». Refiro-me, claro, a Gilberto Gil. Que energia, que letras, que espiritualidade e espírito crítico. E que concerto soberbo deu com Bethania no Coliseu, no ano passado!

745099532420.jpg

Passando para os domínios da fusão, este disco de Pat Metheny com Jaco Pastorius é um autêntico encontro de gigantes e portador de um som de guitarra que continua por igualar. Os temas são de uma raríssima beleza e musicalidade.

B0000261L9.01.LZZZZZZZ.jpg

Os Weather Report foram pioneiros na fusão jazz/rock, tendo produzido vários registos históricos. O meu preferido é este «Heavy Weather», muito por Wayne Shorter e, claro, Jaco Pastorius, o definitivo inovador do baixo eléctrico, pondo-o a tocar com uma sonoridade parecida com a do trombone. O tema 'Birdland', com Pastorius a tocar a melodia em super harmónicas, valeria por si só a aquisição deste disco!

B000002AGE.01.LZZZZZZZ.jpg

Claro que numa selecção de discos de fusão não podia faltar o mago Miles Davis. O meu preferido é «Tutu».

B000002LAB.01.LZZZZZZZ.jpg

Grande parte dos temas de «Tutu» foram compostos pelo baixista Marcus Miller. Para além do excelente disco «The Sun Don't Lie», tenho de optar pelo mais recente «The Ozell Tapes», gravado ao vivo em 2002. O som de Miller é absolutamente fantástico, especialmente no que concerne ao slap, técnica em que as cordas do baixo eléctrico são percutidas com o polegar e 'puxadas' com o indicador para produzirem um som metálico martelado.

B00008RV26.01.LZZZZZZZ.jpg


Site Meter Powered by Blogger