28 de outubro de 2004

Jazz na Faculdade

B00005K3FA.08.LZZZZZZZ.jpg

Hoje dei a provar a dois alunos meus a voz de Dee Dee Bridgewater. Aliás, melhor dizendo, foi um deles, o Julien, que vendo-me com o disco mostrou interesse em ouvir o que ele continha e depois partilhou os headphones com um colega.

Pois não é que eles gostaram!!

:)

E mesmo sendo Dee Dee uma fera selvagem em palco e sendo o disco gravado ao vivo... o que faz com que a cantora se expanda mais para o scat singing e menos para as palavras, o que nem sempre é fácil de ouvir/gostar.

Outro dos discos que agradou foi este fantástico e imperdível «Quintergy», do trombonista J. J. Johnson:

B00000AS8D.08.LZZZZZZZ.jpg

É o que nos dizia o Kenny Garrett em entrevista: ponham jazz a tocar na MTV e no VH1 e depois veremos o que acontece.

De facto, é tudo uma questão de exposição à música ou, melhor dizendo, da falta dela.

Bom mesmo era eu ter oportunidade para fazer sessões comentadas de audição de discos, mas a minha utopia não chega a tanto. A verdade é que era bom as faculdades começarem a apostar mais em actividades paralelas, dinamizdas por professores ou alunos com conhecimentos específicos de música, artes em geral, desporto, etc. Penso que isso enriqueceria os alunos e serviria também para uma maior e desejável aproximação entre docentes e discentes.

E eu, nesse caso, nem me importava de levar/acartar o meu contrabaixo/baixo eléctrico para demonstrar os rudimentos da música e do jazz!


Site Meter Powered by Blogger