31 de agosto de 2005

(b)Ota abaixo

Diz o consultor partner ao consultor júnior:

- Oh Sr. Dr. prepare-me aí um estudo cuja conclusão é, e passo a ditar, a seguinte: "O aeroporto da OTA revela-se, pois, um excelente investimento para Portugal".

- Mas como é que eu posso concluir isso antes mesmo do estudo?

- Se fizesse o estudo seria essa a conclusão!

- Ah, mas isso quer dizer que não faço o estudo?

- Pois claro que não, Sr. Dr.! O que é que vocês aprendem na universidade nos dias de hoje?!

- Então, mas se não faço o estudo como posso saber que é essa a conclusão? Até pode ser a oposta...

- Ouça lá... oh... oh... meu... Nunca ouviu dizer que o cliente tem sempre razão?

- Já sim, Sr. Dr.

- E então?

- Então o quê, Sr. Dr?

- Se a conclusão é esta quem é o cliente?

- Hmmmm?

- Oh Zéeeeeeee! Este tipo passou no teste do quantos pêlos tem um cão?!

- Não estou a perceber...

- O cliente é... tá a ver... Ora se o cliente é que paga e se o cliente já anunciou publicamente que... é você que vai dizer o contrário?!

- Ah! Mas então e a ética? Eu não posso assinar um estudo desses!

- Vou contar-lhe uma coisa... A ética é prima da paraplégica. Neste país quem tem ética não avança, homem!

- Sendo assim... mas onde é que eu vou arranjar argumentos para chegar a essa conclusão?!

- Arranje-me soluções! Problemas já eu tenho. Olhe, por exemplo, no outro governo queriam um estudo a dizer o contrário... agora é só reverter.

- Hmmmmm, mas e o conteúdo argumentativo?

- Oh homem, desculpe que lhe diga, mas o senhor não percebe nada disto. Pegue lá no lápis e tome nota: começa por falar da estabilidade das fronteiras de Portugal desde 1143, depois vai aos descobrimentos, Vasco da Gama e por aí fora, e a seguir atira-lhes com a ameaça do isolamento e remata certeiro com a certeza de que com o novo aeroporto a economia cresce, o emprego floresce, o poder de compra fortalece, a família agradece e o português, qual povo de nobres ideais e horizonte longínquo, todo ele se compadece com os milhões de euros que esta porcaria vai custar! Percebeu?

- Sim Sr. Dr... Então é para fazer copy paste do projecto de Sines e do Euro 2004, certo?

- Isso, isso mesmo! Brilhante.


Site Meter Powered by Blogger