15 de julho de 2006

Leitores de JNPDI! vão ao Estoril Jazz

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Trio de Kenny Barron no Estoril Jazz. Foto de João M. Santos

JNPDI! tem para oferecer aos seus leitores 5 convites duplos para o último dia do Estoril Jazz deste ano.

Os primeiros leitores a enviarem um e-mail para joaomoreirasantos@gmail.com ganham imediatamente as entradas no concerto do quinteto de Gary Smulyan e Jeremy Pelt, que se realiza amanhã, dia 16, pelas 19h00.

Entre 1958 e 1962 dois jovens de 26 anos, Donald Byrd (um dos melhores trompetistas pós Clifford Brown) e Pepper Adams (um dos mais notáveis saxofonistas-barítono) fizeram história na história do jazz ao co-liderar um quinteto que gravou para a editora Blue Note alguns dos melhores registos no estilo hard bop. É justamente este quinteto que, quase 50 anos depois, Gary Smulyan e Jeremy Pelt vêm recriar, num projecto apresentado em exclusivo no Estoril Jazz.

Cabe a Gary Smulyan, considerado pela crítica um dos melhores músicos de jazz no saxofone-barítono da actualidade, evocar a voz de Pepper Adams neste quinteto, o que não deixará de fazer ao melhor nível tendo em conta o seu curriculum. Enquanto adolescente teve tão só a oportunidade de tocar com músicos como Lee Konitz, Chet Baker e Jimmy Knepper. Em 1978 foi convidado por Woody Herman para o seu Young Thundering Herd e dois anos depois integrava a Mel Lewis Jazz Orchestra, então dirigida por Bob Brookmeyer. Ao longo dos anos tocou e gravou tão só com jazzmen como Freddie Hubbard, Dizzy Gillespie, Stan Getz, Ray Charles, B.B. King, Joe Henderson, Joe Lovano, Tommy Flanagan, Chick Corea, Clark Terry, Charles McPherson, James Moody, Tommy Flanagan e Slide Hampton.

Distinguido por várias vezes com prémios das prestigiadas revistas JazzTimes (1990) e Downbeat (1994, 1998 e 2001), Smulyan integra presentemente várias formações, incluindo a Vanguard Jazz Orchestra, o noneto de Joe Lovano, o octeto e a big band de Dave Holland, a Three Baritone Saxophone Band, a Dizzy Gillespie All Star Big Band e os octetos de George Coleman e Tom Harrell, liderando ainda os seus próprios projectos.

Já Jeremy Pelt carrega a responsabilidade de fazer soar neste projecto o trompete de Donald Byrd, ele que é fortemente influenciado por trompetistas como Lee Morgan e Freddie Hubbard. Nascido na Califórnia, em 1976, estudou na Berklee School of Music, vindo a tocar e a gravar desde então com a Mingus Big Band (com a qual iniciou a sua actividade profissional) e, entre outros, com músicos como, Ravi Coltrane, Greg Osby, Cassandra Wilson, Jimmy Heath, Frank Wess, Frank Foster, Nancy Wilson e Cedar Walton.

Pelt integrou ainda a Village Vanguard Orchestra e as orquestras de Roy Hargrove e de Duke Ellington, tocando presentemente no septeto de Lewis Nash Septet, na Mingus Big Band e na The Cannonball Adderley Legacy Band. Este impressionante curriculum explica certamente a razão pela qual Pelt foi eleito por dois anos consecutivos como Rising Star on the Trumpet pela revista Downbeat e pela Jazz Journalist Association.

3 Comments:

At domingo jul. 16, 12:24:00 da manhã 2006, Blogger JMS said...

1 bilhetes já tem dono.

Faltam mais quatro!

 
At domingo jul. 16, 04:39:00 da tarde 2006, Blogger JMS said...

Bilhetes atribuidos.

Para o ano há mais.

 
At domingo jul. 16, 06:08:00 da tarde 2006, Anonymous Anónimo said...

alguém sabe/ja ouviu a orquestra do roy hargroove? nao encontro informaçao sobre esse grupo...

 

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