21 de agosto de 2010

Colecção Savory: Um novo olhar para a época de ouro do Jazz

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Fonte: New York Times

Foi anunciado há dias que o National Jazz Museum in Harlem adquiriu a famosa colecção Savory, composta por cerca de 1000 gravações inéditas realizadas entre 1936 e 1940 a partir de emissões de rádio em Nova Iorque. É assim possível ter um novo e inesperado olhar sobre as carreiras musicais de gigantes como Louis Armstrong, Benny Goodman, Billie Holiday, Count Basie, Coleman Hawkins, Lester Young, Bunny Berigan e Harry James.



A colecção consiste em gravações realizadas por William Savory (um engenheiro de som e amador de Jazz) em discos de alumínio de 12 e 16 polegadas e de 33 rpm, o que lhe permitiu obter um maior tempo de gravação dos que os tradicionais 3 minutos possíveis pela tecnologia da época dos clássicos discos de 78 rpm. Aliás, Savory foi um dos técnicos envolvidos, nos anos 40, na invenção dos discos de 33 rpm pela editora Columbia.

Savory, que nunca permitiu o acesso à sua colecção, faleceu em 2004 e o seu precioso acervo jazzístico foi agora comprado ao seu filho pelo The National Jazz Museum in Harlem, liderado por Loren Schoenberg (que há 30 anos que vem sonhando com esta colecção) estando em processo de recuperação e digitalização pelo especialista Doug Pomeroy.

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Fonte: New York Times

Ao longo do tempo iremos certamente conhecendo melhor esta colecção. Para já, está a causar "sensação" a gravação de "Body and Soul" realizada na Primavera de 1940 por Coleman Hawkins. Ao que parece, o seu solo é ainda mais interessante do que o célebre da gravação oficial de 1939 e revela um saxofonista a aventurar-se pelo estilo modal, antecipando-se assim a Miles Davis em cerca de 20 anos...

Outras curiosidades da colecção incluem um dueto invulgar de Benny Goodman com Teddy Wilson, este último não ao piano, mas sim no cravo... uma versão rubato de "Strange Fruit", cantada por Billie Holiday um mês antes do lançamento do disco com esta célebra canção e o audio, que se julgava perdido, daquele que é considerado o primeiro festival de jazz ao ar livre, o Carnival of Swing (1938). Este achado em particular veio permitir devolver finalmente o audio às imagens filmadas deste evento.

Algumas amostras desta colecção estão já, entretanto, disponíveis no site do The Jazz Museum in Harlem.


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